domingo, 16 de outubro de 2011

Twitter 101 - Week 2

Week 2 @ Twitter

Durante esta semana centrámo-nos no "tune up" do nosso perfil pessoal, e como o poderíamos tornar mais apelativo/interessante à vista dos outros utilizadores.
Rapidamente conclui que, tal como nas micro - mensagens, tínhamos que ter uma (enorme) capacidade de síntese  para nos descrevermos e/ou "apresentarmo-nos" perante os outros utilizadores (e a plataforma).
Embora, neste ponto me pareça importante (num primeiro impacto, e tendo em vista a obtenção de seguidores) um perfil sucinto e apelativo, parece-me que, com o passar do tempo se torna importante (muito) o que "produzimos" na plataforma e para a nossa rede de seguidores (se o assunto não interessa, não seguimos..).
Podemos assim concluir que o nosso perfil (first impression) está directamente ligado com o interesse "provocado" (numa 1ª instância) nos outros utilizadores para connosco, no entanto, é importante salientar que a nossa produção na rede é que gera (de certa forma) uma fidelização dos seguidores pois (esse interesse) decorre directamente dos materiais que produzimos/divulgamos e/ou partilhamos, bem como a forma como interagimos com a rede e os seus utilizadores (grau de abertura). 
Desta forma, estou a construir a minha presença sob diversos/interesses (com tendência para aumentar), Educação (EaD, ALV, Novas Abordagens Educativas, etc), Envelhecimento (Geriatria, Gerontologia, Psicogerontologia, etc), bem como numa abordagem "noticiosa" (em tempo real), de diversas agências noticiosas, estando desta forma sempre "actualizado", tanto ao nivel noticioso, bem como ao nivel profissional (Envelhecimento) e Educativo (neste caso o Mpel).
Tal como disse num post anterior (em relação ao Twitter), primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Tenho verificado que a Plataforma tem muito mais vantagens/potencialidades do que eu (erradamente) lhe tinha augurado, pois permite-nos:
pesquisar, tópicos, produção literária, materiais de outros autores, que sejam do nosso interesse pessoal, permitindo-nos:
- Obter uma maior conexão entre Teoria e Prática
- Um mais profícuo debate de ideias
- Uma maior interacção Alunos - Professores
- Uma efectiva Partilha de material


Escolhi para a minha rede de aprendizagem, 10 personalidades, que são referências nas suas respectivas áreas, muito activos e com variada publicação (em diversos meios).
Desses 10, realmente escolhi três (Mike Wesch, Terry Anderson e Lina Morgado) que não sendo particularmente activos no Twitter, não deixam de ter interesse e são de facto do meu interesse seguir.


#avampel5

Sem comentários:

Enviar um comentário