segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Twitter 101 - Week 3

Week 3 @ Twitter

Durante esta semana centrámos o estudo na operacionalização/conexão entre diversas ferramentas/redes sociais (LinkedIn, Klout, Packrati, Diigo) com o Twitter, e na forma como utilizando cada uma delas poderíamos por um lado, acrescentar funcionalidades (ao Twitter), e por outro lado, outras formas nos ligar (através do Twitter) a outras redes.

Explorámos durante esta semana o Klout, LinkedIn, Packrati e Diigo.


O Klout é uma ferramenta que "mede" a influência de um utilizador dentro da rede social. É uma análise elaborada a partir do Twitter, Facebook, LinkedIn, Youtube (entre outros) avaliando a rede do utilizador, o conteúdo criado e como os restantes utilizadores articulam esse mesmo conteúdo.
Dá pontuações (score) a cada um dos utilizadores (0-100) representando a chamada "esfera de influência" de cada utilizador.
O Score do Klout é uma representação do sucesso que o utilizador obtém junto da sua "audiência" e qual o impacto que as mensagens têm junto da rede.



Explorámos também o LinkedIn e a sua conexão com o Twitter, pois apesar de serem redes diferentes, interligam-se através de (hipoteticamente) utilizadores (na maior parte dos casos) comuns.
Deste modo, o LinkedIn é (mais uma ferramenta complementar) uma rede social vocacionada para contactos/redes/conexões de trabalho, permitindo-nos estabelecer contactos e "links" de natureza profissional (acaba por ser uma ferramenta de marketing/conexão com "pares" na nossa área de actuação).


Foi-nos também sugerido o Packrati, um serviço muito simples de bookmarking que nos permite sincronizar os nossos feeds do Twitter com os bookmarks do Diigo, Delicious (entre outros). A partir do momento que efectuamos o registo e respectiva associação dos feeds do Twitter com os bookmarks, e deste modo, de cada vez que publicamos tweets com url's, os mesmos são automaticamente publicados/registados no Diigo (neste caso concreto).

Assim, na semana que passou dedicámo-nos  ao estudo/exploração de diversas ferramentas que nos poderão ajudar, dando uma maior abrangência e profundidade à nossa presença(identidade virtual-real) na web, como utilizadores do Twitter.

Por fim, na 6ª Feira surge a 2ª Conferência Mympel (que pude assistir a parte, de forma online), e pensei que seria uma experiência de visualização TV tradicional, sem qualquer tipo de interactividade, sem poder colocar questões, comentários e/ou apresentar outros materiais (etc), puro engano!! 
Foi uma agradável surpresa, na medida em que os tweets no #mympel foram surgindo em catadupa, sempre no sentido de complementar, enriquecer gerando um saudável ambiente de partilha (de experiências, materiais, links, etc) que enriqueciam  o que estava a ser transmitido ao mesmo tempo de forma síncrona pelos palestrantes.  
Foi nesta altura que vi o Twitter em todo o seu "explendor", nesta altura já estava convencido, mas a partir da conferência fiquei fã (incondicional), pois verifiquei que se trata de uma ferramenta multifacetada, que permite em tempo real ou de forma assíncrona, o acesso a materiais, redes, conexões que de outra forma seria difícil de alcançar.



Sem comentários:

Enviar um comentário