segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Personal Learning Environment

PLE 

Desafio lançado pelo Prof. José Mota para concebermos graficamente o nosso Personal Learning Environment.





O meu PLE (Ambiente Pessoal de Aprendizagem), acima indicado centra-se em 5 "locus" de análise:

- Recepção/Disseminação
Onde através de diversos feed's de colegas, professores que sigo, "bebo" conhecimento (ou pelo menos fontes numa perspectiva colaborativa), materiais de aprendizagem úteis para o meu trabalho e/ou mestrado.
Este "locus", serve também como o meu próprio "disseminador" de materiais que ache interessante e/ou útil divulgar (próprio ou de outras fontes).

- Pesquisa
Através de diversas fontes, do Google e/ou fontes especializadas, procuro determinar informações/papers/bibliografia útil , procurando observar novas tendências, bem como a evolução da envolvente, acabando por servir como um enquadramento para os diversos trabalhos académicos a realizar.

- Organização de Inputs
Neste item procuro sistematizar tarefas através de uma organização temporal coincidente com os meus tempo de estudo, trabalho e pessoal (Calendar).
Nos restantes procuro manter-me informado acerca dos progressos dos colegas através do acompanhamento dos seus blogs e informações constantes nos mesmos. 

- Agregação
Onde armazeno todo o material (online) para poder ter acesso em qualquer altura e momento, bastando para tal ter uma ligação à internet.
serve basicamente para agregação de materiais em bruto e alguns produtos finais (ou em vias de).

- Publicação
Nesta etapa, os materiais já estão devidamente "tratados" e formatados, visando a apresentação final perante professores e colegas.
Os instrumentos podem ser somente um único (p.e. uma Wiki), ou ter diversas apresentações ou formas de serem divulgadas, por exemplo através da publicação na wiki, acompanhada de uma "reformatação" no Blog, seguida da divulgação no Twitter e Facebook, dependendo sempre (a apresentação ou apresentações) do propósito da actividade.

Torna-se claro que, desde o primeiro item deste percurso, se debate, se agrega e integra informação/conhecimento tendo como objectivo final a produção de material de qualidade para ser avaliado (por mim), pelos professores e colegas.
No entanto, é importante ressalvar que embora a representação gráfica tenha uma lógica crescente (para a produção final), nenhuma delas é hermética, nem invulnerável à outra, qualquer dos itens é interdependente entre si.
Nem a publicação fecha o ciclo de aprendizagem, simplesmente coloca o "produto" à disposição/consideração da web (prof., colegas, etc), podendo retomar o ciclo de produção nessa altura, ou após troca de ideias e comentários (pós publicação), saindo um produto mais rico e abrangente do que o primeiro alcançado.




Sem comentários:

Enviar um comentário